A raiva
O que é raiva
Raiva é a sensação que experimentamos quando os eventos em nosso mundo não estão indo de acordo com nossos planos ou critérios. É como se tivéssemos uma ideia interna de como as coisas, eventos e pessoas deveriam ser ou agir e, quando elas não “dançam no nosso ritmo”, ficamos furiosos e, ao mesmo tempo, nos sentimos frustrados ou tentamos mudá-las.
O que a raiva nos provoca
Já é reconhecido, que a raiva contribui para inúmeras doenças físicas, especialmente as do coração. Ela também tem outros efeitos, mais imediatos e desagradáveis. A raiva crônica ou contínua consome muita energia mental e física, retira o prazer da vida, interfere no pensamento construtivo e proveitoso, ameaça nossos relacionamentos e a perspectiva de uma carreira, atrapalha a nossa auto-estima e, quando exagerada, pode nos obcecar de tal modo que impede outros pensamentos na nossa mente.
Depois de uma forte discussão, você pode ficar afetado por horas, ou mesmo dias, enquanto, por inúmeras vezes, você revisa o evento na sua mente, agita as sensações da raiva e inclui outras mais. E, durante esse tempo, o seu humor está sendo governado pela memória da pessoa com quem você está furioso. Você está fora de controle. Você se vitimiza o tempo integral do seu dia e ainda atrai mais problemas, porque você fica vibrando nesta energia.
Você pode até tentar justificar a sua raiva e ficar pensando: “Bem, se o mundo andasse segundo as minhas regras, seria um lugar muito melhor – então, quem pode me culpar por me sentir irritado com a estupidez ou a negligência dos outros ?
Também é um fato que o mundo é habitado por muitas pessoas com regras, valores e comportamentos muito diferentes uns dos outros, cada um com a crença de que sua maneira de pensar é a mais adequada. Verdade seja dita, se quer ser feliz, não se preocupe tanto em ter a razão.
Explosão repentina.
Irritabilidade.
Depressão.
Angústia.
Sentimento de culpa.
Sensação de estar certo o tempo todo.
Tristeza.
Dificuldades para dormir.
Maleficios da Raiva:
Gastrite
Infarto
Derrame celebral
by Ruby Rubenia
by Ruby Rubenia