Meditação antes de dormir
Pratique meditação à noite e comece a expandir seu foco de atenção além da ansiedade.
Existem muitos tópicos que cercam a meditação. De fato, é muito provável que, no momento, a imagem mental gerada a partir dessa prática seja a de um monge com as pernas cruzadas, os olhos fechados, as mãos no colo e que a única coisa que sai da boca seja um longo Ommmmmmmmm. Nada está mais longe da realidade.
Comecemos com a base de que a meditação é um excelente recurso para nos libertarmos do estresse e da ansiedade, mas também para relaxar, descansar dos problemas e aprender a buscar nossa paz, tranquilidade e, por que não, felicidade. Com esta carta, quem poderia resistir à meditação? Além disso, acrescente que meditar antes de dormir o ajudará a descansar mais profundamente.
Sim, enquanto você lê, está comprovado que a prática desta disciplina diariamente ajuda a adormecer. Por que está na capacidade dessa técnica de nos isolar para ignorar pensamentos negativos e focar apenas no positivo. E é precisamente que ter a mente muito ocupada é um dos impedimentos para desfrutar de um sono profundo à noite.
Isso ocorre porque a meditação atua como uma espécie de tília para a mente. Assim, entramos em um estado de intensa desconexão que não apenas ameaça pensamentos negativos, mas também ajuda a reduzir a insônia, pesadelos ou sobressaltos que nos acordam no meio da noite.
Outra vantagem de meditar antes de dormir é que, se pararmos de trabalhar, podemos começar a estimular a atividade química do cérebro. Um processo que serve para aumentar a produção de serotonina e outros hormônios responsáveis pelo nosso bem-estar.
Respirar
A meditação não é possível - nem eficiente - sem uma boa técnica de respiração para acompanhá-la. Dessa forma, toda vez que fazemos o processo de inspiração e expiração, estamos oxigenando nosso corpo e ativando a corrente sanguínea.
Respirar de maneira controlada é outra daquelas boas práticas que se traduz em benefícios importantes para o corpo e, quando falamos sobre meditação respiratória, elas se multiplicam.
Reduzir o risco de doenças cardiovasculares
Menos ansiedade e depressão
Pressão arterial baixa ou estável
Níveis de energia mais altos
Músculos relaxados
Meditação para todos os públicos
Embora, como regra geral, sejam os adultos que participam da meditação, isso também é indicado para os menores da casa. As crianças também acumulam algum grau de estresse, preocupação e nervos ao longo do dia. Eles podem simplesmente ter acumulado estimulação excessiva. Qualquer que seja o motivo, é apropriado apresentá-los aos poucos à prática da meditação antes de dormir, o que não só favorece o descanso, mas também o humor e a atenção.